Banana: Não deixe esse alimento de fora da dieta

A banana é uma fruta tipicamente brasileira, tem sabor adocicado, é ótima para fazer sobremesas simples ou elaboradas e, além de tudo, é um produto com preço de comercialização bastante acessível e atrativo. Embora seja um produto bastante consumido pelas famílias nem todo mundo sabe a importância desse alimento para a saúde e para a dieta, e acabam encarando a banana apenas como um alimento prático para ser consumido quando a preguiça bate ou quando há a falta de opções em casa.

Mas a verdade é que a banana é uma fruta rica em nutrientes e vitaminas e uma excelente opção para quem esta de olho na alimentação, na saúde e adora praticar exercícios. Basta avaliar os benefícios da fruta para a saúde e como ela influencia no desempenho físico para querer incluí-la no cardápio e não ficar um dia sem a fruta. Veja alguns dos benefícios trazidos pelo consumo diário da banana e veja por que ela não pode ficar de fora da dieta:

farinha-banana-verde

Rica em potássio: O potássio é um nutriente muito importante para os músculos, afinal, a carência dele faz com que haja contrações involuntárias, e bem indesejadas, nos músculos, conhecidas como câimbras. Essas contrações acabam prejudicando o desempenho e, às vezes, surgindo em horas impróprias, como por exemplo, durante o sono, prejudicando o descanso e relaxamento do organismo. A banana fornece uma boa quantidade de potássio para o corpo, diminuindo a possibilidade de câimbras surgirem na pratica de exercícios ou outros momentos, mas é preciso um consumo regular para desfrutar do benefício.

Rica em magnésio: O magnésio é outra substância que age contra as câimbras, pois evita essa contração muscular involuntária.

Rica em fibras: A banana é rica em fibras, o que auxilia a regular o transito intestinal, além disso, o consumo dela normalmente é atrelado a outras fibras, como aveia, linhaça ou granola, que em conjunto com a banana, promovem uma limpeza no corpo, eliminando o excesso de gordura  de origem animal consumida, e ajudam a regular os níveis de colesterol  do corpo, ou seja, fazem um bem enorme para a saúde e para as artérias.

Deixa a fome longe: Por ser rica em fibra a banana faz com que a sensação de saciedade chegue mais rápido e dure por mais tempo, o resultado disso é que a fome chega mais tarde e você não fica com aquela sensação de vazio no estômago que dá espaço para os lanches fora de hora.

banan

Energia a mil: A banana contém açucares naturais como a frutose, glicose e sacarose, assim ao consumirmos o alimento as energias são reabastecidas e temos pique para encarar os desafios do dia a dia. Por ser um alimento que dá energia é muito indicado para antes da academia ou outros exercícios físicos de intensidade.

Cuidados: Assim como outras frutas, a banana é rica em açucares naturais, assim, o consumo exagerado desse alimento pode gerar ganho de peso se não for atrelado a gasto calórico. A indicação é consumir de uma a três bananas por dia, de acordo com as atividades que você realiza.

Faça um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Leia também esse artigo: