Carnes: qual a melhor opção para a sua dieta?

Muitas pessoas não conseguem enxergar a vida sem carne e restringir o consumo desse alimento pode ser a primeira guerra a ser travada para iniciar a dieta. A verdade é que a carne não é o vilão do peso extra, nem a responsável isolada pelo ganho de peso, além disso, a carne é uma importante fonte de proteína e o seu consumo é importante para ajudar a alimentar e regenerar os músculos depois de uma atividade física intensa. O ganho de peso é resultado de uma alimentação errada, composta por frituras e doces, aliada a uma vida extremamente sedentária.

Melhores carnes para sua dieta

As carnes são divididas em dois grupos: as carnes vermelhas e as carnes brancas. Talvez já seja de conhecimento popular que as carnes brancas são as mais saudáveis para o consumo e, também, as que possuem menos calorias, além disso, os benefícios do consumo de carnes brancas saem ganhando longe das carnes vermelhas, o que dá as carnes brancas mais um ponto na corrida da alimentação saudável.

No grupo das carnes vermelhas estão às carnes de bovinas, cordeiro e outros animais de sangue quente, as carnes vermelhas são as que contem maior concentração de proteína, além disso, elas possuem na composição aminoácidos essenciais para a saúde, por isso, consumir esse alimento também é importante para a saúde. O consumo da carne vermelha é muito importante para quem pratica atividades físicas, pois  fornecem proteína que auxiliam a melhorar o desempenho muscular e agem diretamente na recuperação dos músculos depois dos exercícios. Mas assim como tem pontos positivos o consumo excessivo de carne pode trazer malefícios, como gordura saturada, aumento do colesterol, problemas do coração e aumento de chances de câncer. Por isso, o ideal é escolher carnes magras e evitar o consumo diário desse tipo de carne.

carne na dieta

No grupo das carnes brancas estão as carnes de aves e peixes, que são as mais indicadas para uma dieta saudável, as carnes brancas são fonte de Omega 3, Omega 6 e Omega 9, que trazem inúmeros benefícios para a saúde, ajudam a emagrecer, combatem o envelhecimento precoce, combatem as doenças do coração, possuem antioxidantes, enfim, são itens que não devem faltar no seu cardápio, principalmente, se a idéia é ter uma vida mais saudável e emagrecer. As carnes brancas devem ser maioria no seu cardápio, de preferência devem ser consumidas no mínimo três vezes por semana, enquanto a carne vermelha deve ser consumida duas vezes na semana, no máximo.

A carne de porco ainda não tem uma definição exata, ou seja, não está nem no grupo das carnes vermelhas, nem no grupo das carnes brancas, mas certo é que possui mais benefícios que a carne de gado, possui maior concentração de proteína e alguns cortes possuem menos colesterol do que a carne de frango, por exemplo. O ideal é selecionar carnes magras, dar preferência as carnes brancas e não restringir totalmente o consumo de carnes vermelhas, assim você poderá desfrutar todos os benefícios das carnes e equilibrar o seu cardápio.

Faça um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.