Inclua pimenta na dieta e aproveite os benefícios

Existem diferentes tipos de pimenta, cada uma tem particularidades em relação a sabor, umas são mais picantes do que outras, algumas apresentam sabor mais marcante enquanto outras são bem suaves, mas não há duvida que todas trazem um sabor peculiar e novo para todos os tipos de pratos.  Além de ser um diferencial para os pratos a pimenta é um excelente termogênico, pois ajuda a acelerar o metabolismo fazendo com que o corpo gaste mais calorias mesmo quando está em repouso, mas é claro que essas informações todo mundo já está cansado de saber.

O que algumas pessoas não sabem é que além do beneficio para o metabolismo a pimenta possui muitos outros benefícios para a saúde e para a dieta e deve ser incluída nas principais refeições sempre que possível. Confira os benefícios desse tempero inconfundível e inclua a pimenta nas suas principais refeições, pois ela pode fazer muito pela sua saúde e pela sua dieta:

Antioxidante:

Além de acelerar o metabolismo a pimenta é um poderoso antioxidante, o que quer dizer que ela ajuda a combater os radicais livres, afastando algumas doenças do nosso organismo e prevenindo o envelhecimento precoce. Para aproveitar esse efeito é preciso escolher as pimentas que possuem essa propriedade, pois não são todas que trazem esse beneficio para o corpo, confira as pimentas que ajudam a manter você mais jovem: malagueta, dedo de moça, jalapeno, americana, murupi, entre outras.

pimenta

Ajuda a emagrecer:

Ao ingerirmos pimenta o sistema nervoso é estimulado e libera substancias que causam a diminuição do apetite, assim ingerimos menos alimentos durante a refeição e como conseqüência a ingestão de calorias também é menos, além disso, algumas substâncias liberadas quando consumimos pimenta faz com que o corpo absorva menos gordura nas próximas refeições.

emagrecimento

Tem poder antiinflamatório:

A pimenta possui uma substância conhecida como capsaicina, que atua como um antiinflamatório no corpo ajudando a blindar a nossa imunidade, além disso, ajuda a melhorar a aparência da celulite, que é gerada por um processo inflamatório na pele.

Faz bem pro corpo e para a mente:

Além de fazer bem para a saúde a pimenta faz bem para a mente, isso por que ela ajuda o corpo a liberar substâncias como a adrenalina e a noradrenalina e deixam o corpo em estado de alerta, restaurando o animo, é um bom alimento para quem está com quadro depressivo ou desanimado. E como já comentado a pimenta fortalece o sistema imunológico, mantendo infecções e outras doenças bem longe. Quem precisa de disposição para agüentar a correria do dia a dia e ainda se exercitar mantendo as doenças longe, deve considerar a possibilidade de incluir a pimenta na dieta.

pimenta

Rica em vitaminas:

A pimenta é rica em vitamina C, importante para fortalecer o sistema imunológico; vitamina A, que faz bem para a visão, ajuda no desenvolvimento saudável dos ossos, além de fazer bem para pele e cabelos;  possui potássio que ajuda a evitar câimbras; cálcio, que ajuda a manter ossos e dentes fortes e vitamina E que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, previne doenças cancerígenas e protege o coração.

Faça um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Leia também esse artigo: