Reeducação alimentar: Como mudar seus hábitos alimentares

Quem mantém uma alimentação desregulada, com frituras, doces e alimentos gordurosos e precisa mudar totalmente a alimentação sempre fica na duvida sobre quais alimentos deve consumir, a quantidade correta e o que pode ser consumido sem medo. Também não é difícil escutar pessoas que reclamam que não comem muito e não conseguem emagrecer, ás vezes, o erro está no desequilíbrio do cardápio, pois apesar de comer pouco durante o dia, os alimentos consumidos são os mais calóricos e menos saudáveis, como pães brancos, arroz, doces, chocolates, balas e alimentos saudáveis e pouco calóricos são deixados de lado, como verduras, frutas e carnes magras.

Reeducação alimentar: Como mudar seus hábitos alimentares

Uma boa opção para quem está perdido na hora de montar o cardápio é utilizar como base a pirâmide alimentar. A pirâmide normalmente é divide os alimentos em seis grupos, na base da pirâmide estão os alimentos integrais e óleos vegetais, no segundo grupo estão os vegetais e frutas, no terceiro estão os grãos, castanhas, feijão, ervilha, etc., no quarto grupo estão peixes, ovos e frango, no quinto estão os lacticínios e queijos, no topo da pirâmide estão as carnes vermelhas, manteiga, batata, doces e produtos de farinha branca.

como fazer reeducação alimentar

Reeducar a alimentação é perfeito para perder peso, mas principalmente para sua saúde. Pense nisso.

Assim, os alimentos presentes na base da pirâmide são os carboidratos integrais e mais saudáveis, podem ser consumidos até quatro vezes ao dia em porções pequenas. As frutas e verduras, que integram o segundo grupo, devem ser consumidas de 2 a 3 vezes ao dia em porções generosas, importante cuidar apenas com frutas mais calóricas, como abacate e banana. O terceiro grupo, das castanhas, grãos, feijão devem ser incluídos de uma a três vezes ao dia em porções moderadas. Os alimentos presentes no quarto grupo devem ser consumidos 2 vezes ao dia, dê preferência aos peixes que são mais saudáveis e menos calóricos. Os alimentos do quinto grupo deve ser consumido de uma a duas vezes ao dia. No topo da pirâmide estão os alimentos mais perigosos e calóricos, devem ser consumidos com moderação e evitados sempre que possível.

Sabendo da divisão da pirâmide e estabelecendo o que consumir e quanto consumir de cada grupo durante o dia, é possível montar um cardápio equilibrado, saudável e emagrecer comendo bem. A pirâmide de alimentos ajuda as pessoas a consumir quantidades adequadas de cada grupo alimentar, cuidar melhor da saúde e permite manter o peso estável, para emagrecer é preciso moderar a quantidade de alimentos presentes no quinto e sexto grupo, consumir em abundância os alimentos do segundo grupo e fazer escolhas mais saudáveis na hora de consumir carboidratos, dando preferência para alimentos integrais e evitando os produtos feitos com farinha branca.

Por fim, vale a pena salientar que você precisa definir de fato o que vai na sua dieta, lembrando principalmente da sua saúde e do seu bem estar, comece por fazer uma reeducação alimentar mudando aos poucos e vá mudando sua rotina alimentar para conseguir emagrecer e ter saúde.

Faça um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Leia também esse artigo: