Sopas na luta contra a balança

As temperaturas ainda não subiram e uma nova frente fria está por chegar, por isso a dica é unir o útil ao agradável e investir nas sopas no fim da noite para dar aquele gás na dieta e ainda espantar o friozinho. As sopas são boas opções para aquecer o estômago e manter os pratos calóricos e pesados longe do cardápio noturno, além disso, com os ingredientes certos elas matam a sua fome sem aumentar os quilos na balança, além de serem ricas em nutrientes.

Claro que não é toda sopa que dá aquele up na dieta, afinal, fazer uma sopa com muito carboidrato, carnes gordas e afins pode ser uma verdadeira bomba calórica disfarçada de prato leve, então o cuidado na hora de escolher os ingredientes é fundamental. Para dar aquele empurrãozinho e ajudar você a não perder a mão e desfrutar de uma sopa saborosa separamos algumas dicas de ingredientes para você montar sua sopa e confira:

Legumes

Existe uma grande variedade de legumes que dão aquela encorpada na sopa sem agregar muitas calorias ao prato, como por exemplo, o chuchu, tomate, brócolis, couve flor e palmito são boas opções para incluir na sopa e aumentar os nutrientes do prato.

sopa

Folhas

Não é tão comum ver verduras da categoria das folhosas em sopas, mas além de ricas em fibras elas ajudam na saciedade e algumas ainda têm potencial diurético que ajuda o corpo a eliminar líquido e mandam o inchaço para bem longe. Espinafre e couve são boas opções para incluir na sopa e a dica para não estranhar as folhas é picar tudo bem fino. O salsão é outra boa opção, apesar de não agradar a todos os gostos tudo nele pode ser aproveitado, desde as folhas até o caule, além de aumentar a saciedade ele ajuda a diminuir o inchaço.

sopa

Carboidrato

Uma sopa completa deve trazer algum tipo de carboidrato para dar energia ao corpo e ajudar a aplacar a fome, mas o ideal é usar apenas um tipo, nada de colocar arroz, batata e macarrão. Outra dica é investir em carboidratos complexos, que demoram mais para serem absorvidos pelo corpo, como a batata doce, arroz integral e outros.

Proteína

Se você substituir alguma refeição importante por sopa, como o almoço por exemplo, você pode incluir algum tipo de carboidrato na sopa, como carne vermelha magra ou frango desfiado. Assim a sopa dará maior sustentação e trará mais nutrientes para você aguentar as atividades do dia a dia.

sopa

Para quem não se acostuma a comer sopa cheia de pedaços, pode bater a sopa no liquidificador e fazer uma sopa cremosa, mas vale lembrar que quando há a mastigação o corpo entende mais rápido que está se alimentando e saciado, a sopa cremosa pode ser mais agradável, mas vai acabar enganando o estômago e a fome vai chegar mais antes. Outra dica é adicionar algum ingrediente termogênico a mistura, como pimenta, além de dar mais sabor à sopa, ela ainda aumenta o gasto calórico trazendo mais benefícios para o corpo e para a dieta.

Faça um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.